Veterinary university colleges and schools in all countries

Used to viewFlash Player 9 or higher.

Show all tags

Instituto Superior de Teologia Aplicada

Instituto Superior de Teologia Aplicada

The profile formed by the Course of Veterinary Medicine is thus proposed:

• The full curriculum and school activities will be under constant supervision staff to ensure that the student has a profile consistent with the objectives and institutional guidelines.

• The academic field with the content of the materials in this field of knowledge, which provides the formed an updated and dynamic market Profissiográfico.

Posture
· professional based on the humanistic that makes promoting citizenship with mentality and attitudes based upon the teaching in the Higher Institute of Applied Theology.

· Behavior competent and responsible to perform the duties and obligations to the height of the communities assisted expect the veterinarian.

· Team spirit, participation and engagement, enhancing cooperation and awareness of the value of individual contributions in the specific activities of Veterinary Medicine.

· Performance-centered interdisciplinary approach, with emphasis on knowledge of the specific field of the Course of Veterinary Medicine.

· Scientific and investigative spirit, creativity and entrepreneurship in solving problems, practical work, case studies, care of animals and herds.

Ability to meet the peculiarities of the North and the Semi-Arid Northeast, the characteristics mesological and fauna and the abilities and inclinations of those who seek the services of a veterinarian.

· Awareness of the role, function, scope and mission of the veterinarian, with knowledge of the resolutions issued by the Federal and Regional Councils of Veterinary Medicine.

· Social stance toward the improvement and refinement of animal herds and the Semi-Arid and the adoption of policies that resulted in more realistic conditions of progress and development of the region covered by the Institute of Applied Theology.

 

Medicina Veterinária (O Profissional)

O perfil do formado pelo Curso de Medicina Veterinária está assim proposto:

· O currículo pleno e as atividades escolares estarão sob constante supervisão docente para assegurar que o aluno tenha um perfil consentâneo com os objetivos e diretrizes institucionais.

· A formação acadêmica com domínio de conteúdo das matérias desse campo de conhecimento, o que proporciona ao formado uma visão atualizada e dinâmica do mercado profissiográfico.

· Postura profissional fundamentada no caráter humanístico que o faz promotor da cidadania com mentalidade e atitudes pautadas mediante o ensino ministrado no Instituto Superior de Teologia Aplicada.

· Comportamento competente e responsável para assumir funções e obrigações à altura do que as comunidades assistidas esperam do Médico Veterinário.

· Espírito de equipe, participação e engajamento, capacidade de cooperação e consciência do valor das contribuições individuais nas atividades específicas da Medicina Veterinária.

· Desempenho centrado no conhecimento interdisciplinar, com ênfase no conhecimento do campo específico do Curso de Medicina Veterinária.

· Espírito científico e investigativo, criatividade e empreendedorismo na solução dos problemas, trabalhos práticos, estudo de casos, assistência aos animais e rebanhos.

· Capacidade de atender às peculiaridades da Região Norte e do Semi-Árido nordestino, às características mesológicas e faunísticas e às capacidades e pendores dos que buscam a prestação de serviços do Médico Veterinário.

· Consciência do papel, da função, do espaço e da missão do Médico Veterinário, com conhecimento das Resoluções emanadas dos Conselhos Federal e Regional de Medicina Veterinária.

· Postura social voltada para a melhoria e apuro dos animais e rebanhos do Semi-Árido e para a adoção de políticas mais realistas que ensejem condições de progresso e desenvolvimento da região de abrangência do Instituto Superior de Teologia Aplicada.

 

Medicina Veterinária (Área de Atuação)

Segundo a Lei 5.517, de 23 de outubro de 1968, é da competência privativa do médico veterinário o exercício das seguintes atividades e funções a cargo da União, dos Estados, dos Municípios, dos Territórios Federais, entidades autárquicas, paraestatais e de economia mista e particulares:

a) a prática da clínica em todas as suas modalidades;

b) a direção dos hospitais para animais;

c) a assistência técnica e sanitária aos animais sob qualquer forma;

d) o planejamento e a execução da defesa sanitária animal;

e) a direção técnica sanitária dos estabelecimentos industriais e, sempre que possível, dos comerciais ou de finalidades recreativas, desportivas ou de proteção onde estejam, permanentemente, em exposição, em serviço ou para qualquer outro fim animais ou produtos de sua origem;

f) a inspeção e a fiscalização sob o ponto-de-vista sanitário, higiênico e tecnológico dos matadouros, frigoríficos, fábricas de conservas de carne e de pescado, fábricas de banha e gorduras em que se empregam produtos de origem animal, usinas e fábricas de laticínios, entrepostos de carne, leite, peixe, ovos, mel, cera e demais derivados da indústria pecuária e, de um modo geral, quando possível, de todos os produtos de origem animal nos locais de produção, manipulação, armazenagem e comercialização;

g) a peritagem sobre animais, identificação, defeitos, vícios, doenças, acidentes, e exames técnicos em questões judiciais;

h) as perícias, os exames e as pesquisas reveladoras de fraudes ou operação dolosa nos animais inscritos nas competições desportivas ou nas exposições pecuárias;

i) o ensino, a direção, o controle e a orientação dos serviços de inseminação artificial;

j) a regência de cadeiras ou disciplinas especificamente médico-veterinárias, bem como a direção das respectivas seções e laboratórios;

l) a direção e a fiscalização do ensino da medicina veterinária, bem como do ensino agrícola médio, nos estabelecimentos em que a natureza dos trabalhos tenha por objetivo exclusivo a indústria animal;

m) a organização dos congressos, comissões, seminários e outros tipos de reuniões destinados ao estudo da medicina veterinária, bem como a assessoria técnica do Ministério das Relações Exteriores, no país e no estrangeiro, no que diz com os problemas relativos à produção e à indústria animal.

FUNÇÕES DE MEDICINA VETERINÁRIA

Os alunos egressos do Curso de Medicina Veterinária estarão preparados para as seguintes habilidades:

· Exercício da Clínica Veterinária.

· Exercício da Cirurgia Veterinária.

· Desinibição e segurança na proposta de solução e tratamento dos “casos” apresentados em animais domésticos.

· Capacidade de trabalhar com materiais, produtos e instrumental referentes à higiene e inspeção de produtos de origem animal.

· Capacidade de lidar com problemas referentes à Fisiologia e Fisiopatologia da reprodução dos animais domésticos.

· Abordagem, com competência, dos casos referentes ao exercício da Medicina Veterinária Preventiva e da Saúde Pública e da Biotecnologia.

· Habilidade na exposição de problemas referentes ao meio ambiente e sua influência sobre o mundo animal.

Essas habilidades serão despertadas, incentivadas e aprofundadas durante a ministração do currículo pleno do Curso de Medicina Veterinária.

 

Medicina Veterinária (Objetivo)

Instituto Superior de Teologia Aplicada terá o objetivo de capacitar plenamente os futuros médicos veterinários para atuar nas diferentes áreas da profissão: preservar a saúde dos animais domésticos e selvagens exercendo a clínica médica e cirúrgica em todas as suas modalidades; conceber, desenvolver e avaliar os processos de criação, manejo, produção e comportamento dos animais, inserindo-os ao mesmo tempo em programas de medicina veterinária preventiva; inspecionar e fiscalizar os processos tecnológicos e as condições de higiene de abatedouros, frigoríficos e laticínios, bem como a qualidade dos produtos de origem animal destinados ao consumo humano; participar do estudo e formulação de políticas de saúde pública, sobretudo no que diz respeito às doenças animais transmissíveis ao homem. Paralelamente a esses conhecimentos e habilidades, espera-se que o futuro profissional tenha atitudes compatíveis, dentre as quais destacam-se: senso ético, solidariedade, fraternidade, compromisso com o social e o ambiente, visão empreendedora multidisciplinar, disposição para o trabalho em equipe e a capacidade de auto-avaliação e reconhecimento de que o aprendizado e o aperfeiçoamento permanentes são responsabilidades próprias e intransferíveis.

a) Objetivo Geral

Formar profissionais capacitados, tendo sua ação fundamentada nos princípios teóricos e nas práticas curriculares das áreas de conhecimentos específicos e afins do curso.

b) Objetivos Específicos

· Habilitar os formandos para atuar, com amplitude e competência, nas multifacetadas competências estabelecidas pela Lei Federal No. 5.517, que dispõe sobre o exercício profissional do Médico Veterinário.

· Proporcionar aos alunos o embasamento teórico, prático e instrumental para a produção de proteínas de origem animal.

· Instrumentalizar os alunos para o uso dos recursos tecnológicos disponíveis na área de Medicina Veterinária.

· Ensinar aos alunos como cuidar da Bovinocultura, levando em conta a importância da bacia leiteira regional e os rebanhos do gado de corte. Tal preocupação não deve eximir o curso de dispensar a atenção devida a outras espécies animais prevalentes no contexto de atuação do INTA.

· Desenvolver o espírito crítico e o potencial empreendedor para que o Médico Veterinário possa, depois, transmitir esses requisitos aos que o procuram profissionalmente.

· Desenvolver nos alunos o espírito de liderança e a consciência de que devem agir eticamente, com ordem, método e tino empresarial.

· Proporcionar uma visão sistêmica do ensino da Medicina Veterinária e das técnicas e pesquisas, no âmbito da realidade social - local, regional, nacional e mundial.

· Formar profissionais competentes que possam atender às demandas do mercado de trabalho com elevação dos níveis de qualidade da assistência médica veterinária.

· Desenvolver entre os alunos a capacidade de pesquisas e técnicas inovadoras.

· Oportunizar aos alunos a aplicação dos conteúdos programáticos das matérias estudadas, visando à integração entre o estudado e a realidade que se apresenta no mercado de trabalho profissional.

· Dar a devida ênfase aos estudos de produção e reprodução de caprinos e ovinos, uma vez considerada as características do semi-árido que se presta bem a essa atividade.

 

Contato INTA

Rua Cel. Antônio Rodrigues Magalhães, 700

Dom Expedito Lopes

Ceará

Brasil

62050-100

Web sites: www.inta.edu.br

Related Articles
  • Faculdades Integradas da União Pioneira de Integração Social
  • Faculdade de Castelo
  • Universidade Federal de Minas Escola de Veterinaria
  • Faculdades Integradas da Uniao Educacional do Planalto Central Ц Faciplac
  • Universidade de Brasília

  • Home

    News Calendar

    «    September 2018    »
     
    1
    2
    3
    4
    5
    6
    7
    8
    9
    10
    11
    12
    13
    14
    15
    16
    17
    18
    19
    20
    21
    22
    23
    24
    25
    26
    27
    28
    29
    30

    Popular Articles